Copo de leite, benefícios do leite e consumo de lactose - Para Si

Cada vez existem mais mitos em torno do leite. Alguns dizem que faz muita falta, outros alegam que é dispensável. Então, em que ficamos? A verdade é que o leite apresenta vários benefícios e deve fazer parte de uma alimentação saudável, tanto dos mais novos como dos adultos.

O consumo de leite é recomendado?

O leite é fundamental para as crianças, uma vez que se revela uma importante fonte de cálcio e de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A e D.

Também os adultos devem continuar a beber leite. Segundo o padrão alimentar mediterrânico, os laticínios são importantes para a dieta de todas as pessoas saudáveis, desde que consumidos com moderação (duas a três porções diárias).

Quais os principais benefícios do leite?

O leite é um alimento bastante rico do ponto de vista nutricional. Uma vez que o nosso organismo não produz vitaminas, mostra-se fundamental garantir a sua presença na alimentação. Segundo a Associação Portuguesa dos Nutricionistas – APN, este alimento oferece nutrientes essenciais para o organismo sendo, por isso, um ingrediente que deve fazer parte da rotina alimentar, pois:

  • Constitui uma fonte valiosa de cálcio;
  • Contém vitaminas lipossolúveis, nomeadamente as vitaminas A e D;
  • É uma importante fonte de outras vitaminas e minerais, como o fósforo, o potássio, a vitamina B12 e a riboflavina (B2), que desempenham funções relacionadas com o desenvolvimento e crescimento dos ossos e tecidos;
  • Rica fonte de proteínas, na medida em que contêm todos os aminoácidos essenciais;
  • Fornece energia ao organismo, devido à presença da lactose;
  • Apresenta gorduras que beneficiam o sistema cardiovascular.

De facto, o leite é um alimento a privilegiar em todas as faixas etárias. Bastante versátil, pode ser facilmente consumido em qualquer lugar, seja pela composição nutricional, diversidade de sabores ou portabilidade.

Se gostou deste texto, consulte outros artigos sobre alimentação e não deixe de partilhar com os seus amigos e familiares.