Gelados como parte de uma alimentação saudável - Para Si

Desfrutar de um gelado ocasionalmente pode perfeitamente fazer parte de uma alimentação saudável. O segredo está no equilíbrio e nas escolhas. No entanto, é um produto que deve ser sempre consumido com moderação.

Como incluir os gelados numa alimentação saudável?

Tenha atenção às porções

Para evitar cair em exageros, experimente utilizar tigelas pequenas ou opte por gelados em porções individuais. Estas são formas de manter as quantidades ingeridas sob controle. Além disso, pode optar por gelados sem açúcar, com reduzido teor de gordura e baixo em calorias. Deve haver um maior controlo nas porções ingeridas se optar por um gelado mais calórico, rico em gorduras e açúcares. A chave está em praticar uma alimentação consciente e, como tal, consumir gelados com moderação. Quando o fizer, aproveite bem cada bocadinho.

Adicione toppings frescos

Normalmente, as versões mais simples dos produtos contêm menos aditivos, açúcares e gorduras. Opte por gelados de sabores simples, como baunilha, e adicione as coberturas a gosto, em casa. Junte as frutas frescas que mais gosta, lascas de coco, sementes ou frutos secos. Além de mais nutritivo, garante a qualidade dos ingredientes e permite criar diferentes sabores e texturas.

Leia os rótulos

A leitura dos rótulos é o primeiro passo para garantir as melhores escolhas. Opte por gelados que contenham a fruta na sua composição e não apenas aromas. O importante numa alimentação saudável é estar ciente da composição dos produtos e consumi-los com moderação e consciência. Em caso de intolerâncias, alergias ou restrições alimentares, a leitura dos rótulos é também fundamental. Atualmente é possível encontrar gelados sem lactose e sem glúten, adequados para vegetarianos e veganos. Procure este tipo de alternativas ajustadas às suas necessidades específicas e inclua-as com moderação na sua alimentação.

Não faça dos gelados um “alimento proibido”. Saiba quando os deve consumir e faça as escolhas de forma consciente. O segredo de uma alimentação saudável é viver bem e em equilíbrio, sem exageros nem privações.

Confira outros artigos sobre alimentação que temos para si, partilhe-os com os seus conhecidos e faça escolhas saudáveis!