Melhores azeites para acompanhar pratos de Natal

As memórias que criamos desde cedo no Natal são especiais. Valorizamos os momentos de partilha com quem nos é querido e os sabores e aromas dos pratos pelos quais aguardamos todo o ano, como o peru ou o bacalhau.

A qualidade do bacalhau é essencial para um bom prato, mas o azeite é a “a cereja no topo do bolo” desta refeição. No entanto, os azeites não são todos iguais e podem variar em cor, brilho, odor, sabor e textura. Neste artigo sugerimos os melhores azeites para acompanhar os pratos de Natal.

Aproveite para conhecer os benefícios do azeite, que para além de ser delicioso é também saudável.

Quais os melhores azeites para o Natal?

Azeite Virgem Extra

Esta denominação prende-se com o azeite de qualidade superior, com um grau de acidez entre os 0 e 0,8%. É ideal para temperar a cru ou para incluir na confeção dos seus cozinhados. Experimente os azeites virgem extra Cinco Soldos, uma marca portuguesa com produtos naturais obtidos diretamente das azeitonas unicamente por processos mecânicos – o verdadeiro sumo de azeitona.

Garrafa de Azeite Virgem Extra Cinco Soldos - Para Si
Azeite Virgem Extra Cinco Soldos

Azeite DOP

Os azeites com o selo DOP – Denominação de Origem Protegida, têm a garantia de que são produzidos numa área geográfica delimitada, em condições muito próprias e com variedades específicas de azeitonas definidas para cada zona. Em Portugal, existem seis regiões de produção com este certificado: Trás-os-Montes, Beira Interior, Ribatejo, Norte Alentejo, Alentejo Interior e Moura. Destacamos assim o Azeite Virgem Extra DOP Trás-Os-Montes Continente Seleção.

Garrafa de Azeite Virgem Extra DOP Trás-Os-Montes Continente Seleção - Para Si
Azeite Virgem Extra DOP Trás-Os-Montes Continente Seleção

Azeite Biológico

O azeite biológico é produzido a partir de oliveiras cultivadas em modo de produção biológica, de acordo com regras de orientação muito restritas, no que diz respeito à utilização de fertilizantes e produtos fitossanitários. Ideal para quem procura fazer uma alimentação biológica, sugerimos-lhe o Azeite Virgem Extra Continente Bio.

Garrafa de Azeite Virgem Extra Continente Bio - Para Si
Azeite Virgem Extra Continente Bio

Azeite Monovarietal

Ainda raros no mercado português, os azeites monovarietais são produzidos com apenas uma variedade de azeitona, permitindo ao consumidor distinguir e apreciar as suas características.

Algumas das variedades mais apreciadas são:
Galega, oriunda das Beiras, Alentejo e Algarve, que produz um azeite suave e doce, com aroma a maçã madura e frutos secos;
Cordovil, que pode ser de Serpa ou Moura, Elvas ou Castelo Branco, produzindo um azeite muito frutado e medianamente amargo e picante;
Cobrançosa, originária de Trás-os-Montes, que produz um azeite muito apreciado, medianamente frutado e com aroma a erva fresca, folha verde e tomate.

Deve escolher o seu azeite monovarietal de acordo com os seus gostos, no entanto a nossa sugestão recai sobre o Azeite Virgem Extra Cobrançosa Continente Seleção.

Garrafa de o Azeite Virgem Extra Cobrançosa Continente Seleção - Para Si
Azeite Virgem Extra Cobrançosa Continente Seleção

Há dias para os quais reservamos o melhor, e o Natal é um deles. Agora tem tudo o que precisa para escolher o melhor azeite para si e para a sua consoada. Visite as lojas Continente e usufrua da melhor qualidade aos melhores preços. Ajude familiares e amigos a conhecerem o admirável mundo do azeite partilhando este artigo nas suas redes sociais.

Este artigo foi desenvolvido em parceria com o Continente.