Dicas para lancheiras escolares e marmitas saudáveis

A alimentação das crianças na escola é tão importante como a que fazem em casa. Na preparação das lancheiras escolares, é importante garantir que inclui lanches saborosos e que ofereçam os nutrientes necessários.

Como promover uma alimentação saudáveis nas crianças

Dê o exemplo

As crianças assimilam os hábitos através da observação dos adultos. Nesta idade, os pais são uma das maiores referências para os seus hábitos alimentares. É essencial que a rotina das refeições em família seja saudável e que ajude a promover uma dieta equilibrada.

Planeamento semanal

Por mais trabalhoso que possa ser, a organização é uma ferramenta essencial para evitar soluções de última hora, que são, geralmente, menos saudáveis. De acordo com a Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil, quase 30% das crianças em Portugal, entre os dois e os dez anos, têm excesso de peso. É, por isso, fundamental fazer um planeamento semanal sobre o que queremos incluir nas lancheiras. Privilegie alimentos que garantam a energia necessária para o período de aulas e que sejam benéficos para a saúde dos mais pequenos.

Envolva os seus filhos na preparação das lancheiras escolares

Sempre que possível, tente envolver os seus filhos na preparação das lancheiras. Façam juntos as escolhas e o planeamento. Ensine-os a distinguir quais são as melhores opções. O mesmo se pode aplicar na cozinha. Durante o fim de semana, quando tem mais tempo, peça-lhes ajuda na preparação das refeições. Participar na confeção é uma boa forma de aprenderem a reconhecer os alimentos e a sua importância.

Varie nos alimentos

Para que sejam saudáveis e, ao mesmo tempo, apetecíveis, as merendas devem ser variadas. Além disso, é importante que se adaptem ao gosto de cada criança. Um lanche equilibrado deve ter uma fonte de hidratos de carbono, como o pão, e laticínios, que fornecem minerais como o cálcio, importante para os ossos e dentes. É importante incluir também a fruta, que deve ser diferente todos os dias, para aumentar o aporte de nutrientes. Inclua ainda frutos secos, como nozes, amêndoas ou avelãs.

Ideias de lancheiras escolares saudáveis para toda a semana

Segunda-feira

1 iogurte líquido
½ pão de centeio com fiambre
1 pêssego

Terça-feira

200ml de leite
3 bolachas Maria
1 laranja

Quarta-feira

1 iogurte
½ pão de mistura com fiambre
1 banana

Quinta-feira

1 sumo natural
½ pão de cereais com queijo

Sexta-feira

1 monodose de fruta líquida
½ pão de cereais com queijo

Fonte: Associação Portuguesa de Nutrição (APN)

A estas sugestões, junte uma garrafa de água.  Promova os bons hábitos alimentares e zele pela saúde dos seus filhos. Com os melhores exemplos em casa e os alimentos adaptados ao gosto dos seus filhos, manter uma alimentação saudável será muito simples.

Partilhe estas e outras dicas sobre alimentação infantil e ajude a fomentar os bons hábitos alimentares nas famílias.