Bom churrasco e grelhados em família - Para Si

Quem é que não aprecia um bom churrasco em família ou com amigos? É um daqueles momentos que nos fica sempre na memória.

À primeira vista parece muito fácil. Basta atear o lume e colocar os alimentos na grelha. Mas há truques que podem tornar o seu churrasco ainda melhor. Foi a pensar em si e para si que encontrámos 6 dicas para um bom churrasco em família ou com amigos. Vamos começar?

Brasas quentes

Esta dica promete ser das mais importantes. Antes de começar a colocar os alimentos na grelha, deve ter em atenção se as brasas estão bem quentes. Isso irá permitir que o choque térmico atue de forma mais consistente nos alimentos.

Cada alimento no seu lugar

Cada alimento tem o seu tempo de cozedura. O peixe leva menos tempo a grelhar do que a carne, por exemplo. Então o truque será colocar o alimento que assa mais depressa na zona mais intensa de calor. Já os alimentos que levam mais tempo a assar devem ficar na grelha com menos intensidade.

Por exemplo, o peixe ficaria na zona mais intensa e a carne na zona mais fraca. Desta forma, a carne tem tempo de grelhar devidamente, sem ficar queimada por fora e crua por dentro.

Sal

Sal é tudo o que precisa para grelhar o seu peixe, mas o truque é colocar o sal apenas minutos antes do peixe ser grelhado. Desta forma, evitamos que o peixe seque.

Pimentos

Já assou pimentos? Conseguiu tirar a “pele” facilmente? Os pimentos assados que não podem faltar num bom churrasco. Mas tirar a “pele” nem sempre é fácil.

Experimente colocar os pimentos num recipiente tapado com filme plástico depois de assados. Deixe 5 minutos a repousar. Verá que depois a “pele” do pimento começa a soltar-se facilmente.

Gordura

O consumo de gordura deve ser evitado. Mas, no caso da carne, é importante que mantenha a gordura durante o seu churrasco. A carne ficará muito mais apetitosa porque ajuda a preservar a humidade da mesma.

Pode e deve depois retirar a gordura quando for consumir a carne.

Tomilho

Quando estamos a fazer um churrasco, o tomilho é aquele tempero que fica sempre bem. A razão é simples. Ao contrário dos outros temperos mais frágeis como a salsa, hortelã ou coentros, o tomilho aguenta bem o calor.

Pode na mesma usar as outras ervas, mas recomenda-se que o faça apenas no final e depois de retirar os alimentos da grelha.

Certamente verá resultados imediatos com estas dicas que vão tornar o seu churrasco ainda melhor. Já agora, se tem amigos a quem estas dicas poderiam dar jeito, partilhe com eles este artigo.