Dicas e truques para facilitar o trabalho na cozinha - Para Si

Descubra pequenas dicas e truques de cozinha que irão facilitar o seu dia-a-dia na preparação dos mais variados pratos.

Conheça 5 segredos de cozinha que fazem toda a diferença nos cozinhados

1. Beterraba com mais cor

A beterraba tem sempre uma cor tão viva, mas quando é cozinhada tende a ficar com um tom mais neutro.

Para tirar partido da cor da beterraba, junte 3 colheres de sopa de vinagre à água onde serão cozinhadas.

2. Rolhas de cortiça

Guarde as rolhas de cortiça das garrafas de vinho, pois poderão vir a ser úteis de várias formas. Aqui estão 2 exemplos:

  • Se as cortar ao meio e colocar no cesto de fruta, afastam os mosquitos e mantêm as peras, maçãs e outras frutas em bom estado por mais tempo;
  • Junte-as à cozedura do polvo e das lulas e estes ficarão mais macios.

3. Congelar sopa

Já pensou em congelar a sopa em doses pequenas para gerir melhor a quantidade que deseja comer? Experimente distribuí-las por formas de cupcakes e levá-las ao congelador.

Depois é só descongelar uma, duas ou três consoante o seu apetite. Prático, não é?

4. Lavar cogumelos

Se quiser lavar cogumelos, a forma mais prática passa por colocá-los primeiro dentro de um saco plástico com fecho e adicionar aproximadamente três colheres de chá de sal grosso.

Abane bem o saco para retirar a sujidade, retire-os do saco e passe-os por água rapidamente.

5. Dicas para gelados

Os gelados são sempre bem-vindos, mesmo na época de outono e inverno. Conheça algumas dicas para que os possa saborear da melhor forma:

  • Ao fazer gelados caseiros, acondicione-os em recipientes rasos e de forma retangular para os levar ao congelador. Desta forma, a sua consistência será mais uniforme;
  • Para que o gelado não apresente uma consistência muito dura depois de congelado, volte a batê-lo antes de solidificar de forma a quebrar os pequenos cristais de gelo que se formaram. Assim, homogeneíza a mistura. Depois volte a guardá-lo no congelador;
  • Para evitar que os gelados derretam assim que chegam à mesa, basta colocar as taças onde os vai servir no congelador, meia hora antes;
  • Os gelados caseiros podem manter-se no congelador durante uma semana. Após esse período, começam a perder o sabor e a textura cremosa.

Estas dicas e truques farão certamente a diferença na sua cozinha. Partilhe-as e verifique se todos resultam consigo e com os seus amigos.