Os novos hábitos de consumo de vinho do Porto

O vinho do Porto é visto como uma bebida multifacetada. Deixou de ser apenas consumida durante a sobremesa, passando a ser uma bebida que pode ser degustada de várias formas. Como aperitivo ou parte de um cocktail, o vinho do Porto tem vindo a afirmar-se junto de quem menos se esperava: os millennials.

Quando os bartenders procuram algo intenso, irreverente e cheio de carácter para criar uma bebida que faça furor nas noites de Nova Iorque, Londres ou Lisboa, a resposta cada vez mais frequente tem sido uma que anda nas bocas do mundo há mais de quatro séculos.

Durante muito tempo o vinho do Porto foi visto como uma bebida que se servia apenas ao terminar uma refeição, quase equiparado a uma sobremesa. E, por muito que a sua doçura possa justificar essa associação, a verdade é que o vinho do Porto pode ser apreciado em diversas situações: como uma bebida casual, durante um convívio, acompanhado de uma sobremesa ou de alguns tipos de queijos, e até em inúmeras bebidas compostas.

Como é usado o vinho do Porto atualmente?

A utilização de vinho do Porto em vários tipos de cocktail, pensados para antes ou depois da refeição, é cada vez mais popular. Um exemplo será o vinho do Porto branco, mais seco, misturado com água tónica, dando origem a uma bebida designada Port Tonic que tem tanto de refrescante como de suave e acolhedor.

Reinventar o tradicional

Se é complexidade que procura, saiba que esta é a vocação do vinho do Porto. Com a adição de uma aguardente vínica pura, o vinho do Porto capta, como nenhum outro vinho, o caráter profundamente típico do vinho Português, possibilitando a construção de bebidas com maior profundidade e com invulgar capacidade de envelhecimento.

Os novos hábitos de consumo de vinho do Porto são tão naturais como a sua alma antiga. Se por um lado a ligação à doçaria conventual é aclamada, por outro, fazer uma redução de vinho do Porto poderá elevar o estatuto dos seus pratos de carne, por exemplo.

Se o vinho é um tema que aprecia, não deixe de consultar outros artigos sobre vinhos que temos para si e partilhe com amigos e familiares.