Cosmética natural e produtos de beleza em casa

Reduzir o desperdício tem vindo a ser uma das práticas apontadas para contribuir para uma vida mais sustentável. Existem diversas maneiras de aproveitar produtos que temos em casa e evitar descartar algum alimento. Stephanie Gerber apresenta no seu livro “Beleza Natural” (Arteplural Edições) 150 receitas simples para cuidar do rosto, corpo e cabelo, com ingredientes frescos e naturais. Hoje deixamos-lhe três receitas que permitem reduzir o desperdício alimentar, e conferir uma nova vida aos alimentos, usufruindo de todas as suas propriedades e benefícios.

Saiba mais sobre cosmética natural com 3 receitas caseiras:

1. Máscara de Mel e Açaí

O furor em torno do açaí é totalmente legítimo pois, apesar de pequenina, esta baga é um verdadeiro concentrado de vitaminas A, C e E. Esta combinação tem o efeito de eliminar os radicais livres, tornando a pele mais luminosa, firme e lisa. O supermel de manuka, que existe à venda em Portugal, é originário da Nova Zelândia e tem propriedades medicinais únicas. Os benefícios do açaí vão muito além dos efeitos na pele: os seus antioxidantes combatem os problemas digestivos, fazem descer os níveis de colesterol, estimulam a perda de peso e melhoram a circulação. Assim, para além de o usar nesta máscara, inclua o açaí em pó nos seus batidos!

Esta receita é recomendada para peles secas, maduras ou normais e deve ser feita uma vez por semana. A máscara não deve ser conservada. Faça a receita apenas no dia em que a vai utilizar.

Ingredientes:
1 c. sopa de açaí em pó
1 c. chá de mel de manuka
1 c. sopa de azeite

Preparação:
Numa tigela pequena, misture o açaí em pó, o mel de manuka e o azeite. Aplique esta maravilhosa máscara de cor púrpura na pele limpa e deixe atuar por 10 a 15 minutos. Remova com água tépida e com uma toalha de rosto. De seguida, aplique um hidratante.

2. Smoothie abrilhantador de citrinos

Da próxima vez que decidir preparar um smoothie para beber, aproveite e faça também este para o cabelo! A laranja confere-lhe brilho e volume, a banana atua como um amaciador, o iogurte fornece-lhe proteínas e o mel preserva a sua hidratação.

Este smoothie é aconselhado para todos os tipos de cabelo e deve ser aplicado duas vezes por mês. Como o batido não deve ser conservado, faça a receita apenas no dia em que a vai aplicar no cabelo.

Ingredientes:
½ chávena (120 g) de sumo de laranja
¼ chávena (60 g) de iogurte natural
1 banana
1 c. sopa de mel

Preparação:
Coloque o sumo de laranja, o iogurte, a banana e o mel no liquidificador ou processador de alimentos. Triture até obter uma pasta. Atenção: como os pedaços de banana são difíceis de remover do cabelo, certifique-se de que obtém uma textura muito suave, semelhante à de um amaciador. Aplique a máscara no cabelo seco, cobrindo-o bem das raízes até às pontas. Coloque uma touca para conservar a máscara no cabelo e evitar sujar-se. Deixe a máscara atuar no cabelo durante cerca de 15 minutos. Passe abundantemente por água e lave com champô.

Dica: se quiser dar volume, após o enxaguamento passe o cabelo por 1 lata de cerveja forte. Deixe atuar por alguns minutos, massajando o couro cabeludo. Passe por água e penteie.

3. Manteiga corporal de cacau

O aroma deste creme faz as delícias dos amantes de chocolate. A conjugação da manteiga de cacau com o óleo de coco, além de nutrir a pele, deixa-a sedosa. Bónus: o cacau em pó proporciona à sua pele um leve tom bronzeado.

Esta manteiga corporal pode ser utilizada diariamente em todos os tipos de pele e apresenta uma validade de 6 meses.

Ingredientes:
½ chávena (110 g) de manteiga de cacau
½ chávena (100 g) de óleo de coco
2 c. sopa de cacau em pó sem açúcar
5 gotas de óleo essencial de hortelã

Preparação:
Numa caçarola pequena, leve a ferver uma altura de 5 cm de água e depois baixe o lume. Deite a manteiga de cacau e o óleo de coco numa tigela de vidro pequena e resistente ao calor e coloque-a em banho-maria na caçarola, até os ingredientes derreterem. Retire do lume e deixe a mistura arrefecer por alguns minutos. Adicione o cacau em pó e o óleo essencial de hortelã. Leve ao frigorífico durante 30 minutos, até a mistura começar a solidificar, mas sem chegar a endurecer por completo. Bata a manteiga com uma varinha mágica em velocidade média durante 3 a 5 minutos, até obter uma textura suave e cremosa. Conserve num recipiente de 240 ml com tampa, num local fresco e seco. Utilize sempre que sentir que a sua pele necessita de hidratação.

Não deixe de conferir outras dicas de moda e beleza que temos para si e partilhe-as com os seus amigos e familiares.