Cuidados com a gordura numa alimentação saudável - Para Si

A gordura é uma parte essencial da alimentação saudável e equilibrada e é importante para a boa saúde. No entanto, existem diferentes tipos de gordura e, deste modo, devemos privilegiar as mais saudáveis e nutritivas. Para ajudar a manter-se saudável, é importante ingerir gorduras insaturadas. A verdade é que as gorduras são fundamentais para o funcionamento do organismo. No entanto, devem sempre ser consumidas com moderação.

Que tipo de gordura se deve privilegiar numa alimentação saudável?

A gordura insaturada constitui o tipo de gordura que o organismo melhor tolera. O seu consumo, segundo a Direção Geral da Saúde – DGS, está associado à redução dos níveis de colesterol e à diminuição do risco de doença cardíaca. De facto, o consumo de gordura está muitas vezes associado a alimentos prejudiciais à saúde, mas nem sempre é assim. A chave para obter os benefícios das gorduras está nas quantidades e no tipo de gordura que se opta por consumir.

Onde encontrar as chamadas “gorduras boas”?

Azeite

O azeite é definitivamente o maior fornecedor alimentar de ácidos gordos monoinsaturados, devendo por isso ser sempre preferido em relação às outras gorduras, tanto para cozinhar como para temperar.

Óleos vegetais

Alimentos como o óleo de linhaça, o óleo de amendoim, o óleo de abacate, o óleo de sésamo, e de outras sementes e oleaginosas são alimentos ricos em gorduras saudáveis que melhoram o colesterol bom. São ótimas opções para incluir nas suas refeições, por exemplo, para temperar saladas.

Abacate

O abacate é um alimento rico em gordura saudável, mas que deve ser consumido em moderação, devido ao seu elevado valor energético. É uma alternativa às manteigas para barrar no pão ou à maionese nas sandes.

Frutos oleaginosos

Desde o amendoim, até às amêndoas, passando pelos cajus, avelãs e castanhas do Pará, os frutos oleaginosos são alimentos ricos não só em gorduras boas como também constituem uma fonte de proteína. Leve alguns frutos oleaginosos para o trabalho e consuma como snack entre refeições, junte às saladas e outros pratos ou dê-lhes uma nova vida transformando-os em manteigas.

Peixes gordos

Os chamados “peixes gordos” são o tipo de peixe que se deve privilegiar, uma vez que são os mais saudáveis. Inclua na sua alimentação peixes ricos em ómega 3 como o salmão, o atum, a sardinha, a cavala e a truta. Esta gordura, segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Os ómegas 3 são considerados ácidos gordos essenciais, na medida em que o nosso organismo necessita deles para um correto funcionamento, porém não os consegue produzir, sendo essencial obtê-los através da alimentação.

Uma alimentação saudável passa pela moderação do consumo de gorduras e pela escolha das suas melhores fontes. No entanto, para garantir uma alimentação equilibrada e zelar pelo bem-estar é essencial ter em atenção outros fatores, como o consumo de açúcar e a moderação do consumo de sal. Se tem um dia mais atribulado e sem tempo para preparar as suas refeições em casa, opte por refeições prontas com menos sal e gordura.

Partilhe este artigo com os seus familiares e amigos e faça-os ver que, numa alimentação saudável, não é necessário privar o consumo de nenhum ingrediente ou produto. O importante é manter um estilo de vida equilibrado e com escolhas conscientes, com vista a garantir uma melhor qualidade de vida.